Click Noite

CLICK TEMPORADA ESPANHA – CATEDRAL DE TOLEDO

TOLEDO – CATEDRAL SANTA MARIA

A catedral é um templo católico de arquitetura gótica e foi projetada a partir da Catedral de Bourgues, na França. Ela foi construída entre 1226 e 1493, a partir do reinado de Fernando III, o EL Santo.

A estrutura conta com 120 metros de largura por 60 de comprimento e 90 metros de altura, 5 naves sustentadas por 88 colunas, 72 abóbadas e quase 800 vitrais.

São três portas da entrada com mais de 5 metros de altura, a Porta do Perdão, a do Juizo Final e a Porta do Inferno.

Chama atenção às 8 capelas existentes, entre elas a Capela Mozárabe, a Capela do Santíssimo, a de Santiago e a capela dos Novos Monarcas, onde estão enterrados vários reis e rainhas, além sacristia, o coro, a torre e o claustro.

O retábulo gótico do altar, um dos últimos dessa arte antes do surgimento do renascentismo, justifica a visita a igreja. Considerada única no mundo, a obra confeccionada por vários pintores, escultores e arquitetos mostra várias passagens bíblicas, que apesar do tamanho diferente, podem ser visualizadas de forma uniforme.

O Coro é em frente ao altar maior e é todo esculpido. Os bancos possuem detalhes em relevos com as conquistas de Granada. Os suportes para livros de cantos também recebem os detalhes especiais e os órgãos foram feitos sob encomenda.

Outra obra prima da arquitetura barroca, são as esculturas de mármore na Catedral conhecida como o El Transparente, construída por Narciso Tomé, recebem o banho de luz que vem da abertura do teto, evidenciando ainda mais o altar.

A catedral também é um importante museu com obras de arte valiosas como de Goya e Juan de Borgonha entre outros, todas as pinturas nos tetos, as paredes, os inúmeros detalhes em ouro, o mármore esculpido, enfim… toda a sua importante história ligada a cidade de Toledo, a primeira capital da Espanha.

É muito fácil chegar, Toledo está a uma hora de Madri. O passeio vale muito a pena.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *